Programas e Projetos

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  • Programas

    • Universidade Para Todos

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Outros Participantes: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia, através do Decreto nº 9.149, de 23 de julho de 2004 e o Decreto nº 17.610, de 18 de maio de 2017, é coordenado pela Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais (UNEB, UEFS, UESB, UESC). Trata-se de uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à Educação Superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Promove o preparo dos estudantes e fortalece a política de acesso à Educação Superior.
      • Resultados: Melhor preparo dos estudantes e fortalecimento da política de acesso à Educação Superior.
      • Informações adicionais:
        O projeto foi implantado em Malhada de Pedras no ano de 2017. Uma parceria entre a UNEB e a Secretaria Municipal de Educação.
    • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

      • Responsável: Secretaria de Assistência Social
      • Principais Metas: O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários. Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
      • Resultados: Através das atividades recreativas e educativas é esperado que os integrantes possam melhorar a qualidade vida e a socialização entre os participantes do serviço de convivência e a família.
      • Informações adicionais:
        Esse Programa atende crianças, adolescentes através das oficinas de: teatro, violão, futebol, palestras e dinâmicas socioeducativas desenvolvidas nas escolas da sede e do meio rural em parceria com a Secretaria de Educação. Atende também os idosos através de ações que são desenvolvidas semanal/ mensalmente como : atividades físicas, encontros, lazer, palestras, passeios, oficinas dentre outros.
    • Programa Novo Mais Educação

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Em 2017, o Programa foi implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: A alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.
      • Resultados: Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
      • Informações adicionais:
        O Programa Novo Mais Educação é implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.
    • Programa de Atenção Integral à Família - PAIF

      • Responsável: Secretaria de Assistência Social
      • Principais Metas: Fortalecer a função protetiva da família; Prevenir a ruptura dos
        vínculos familiares e comunitários; Promover acessos a benefícios, programas
        de transferência de renda e serviços socioassistânciais; Promover acesso aos
        demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Famílias em situação de vulnerabilidade e/ou
        em iminência de risco social no território de abrangência do CRAS, priorizando
        àquelas beneficiárias do PBF (Programa Bolsa Família).
      • Resultados: Redução da ocorrência de situações de vulnerabilidade social;
        Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência
        no território de abrangência dos CRAS; Aumento de acessos a serviços
        socioassistenciais e setoriais; Melhoria da qualidade de vida das famílias.
      • Informações adicionais:
        O Programa é desenvolvido através de
        acompanhamento familiar, situações encaminhadas pelos diversos órgãos que
        compõe a rede socioassistencial, visitas domiciliares, atendimentos
        psicossociais individuais e em grupos, na sede e no meio rural. No grupo de
        gestantes são desenvolvidos encontros mensais no CRAS através de palestras
        socioeducativas, orientações e oficinas de pintura em fraldas, tricô, artesanato:
        biscuit. Grupo de mulheres: Através de atividades esportivas, orientações,
        visando à socialização e fortalecimento de vínculos.
    • Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

      • Responsável: Secretaria de Assistência Social
      • Principais Metas: Beneficiar as famílias em situação de insegurança alimentar e
        nutricional assim como os produtores rurais
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Através da distribuição gratuita de verduras,
        frutas, hortaliças e cereais minimizar a desnutrição das famílias em situação de
        insegurança alimentar e incentivar a geração de renda para o pequeno
        agricultor familiar.
      • Resultados: Melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de
        insegurança alimentar e promover a geração de renda dos pequenos
        agricultores.
      • Informações adicionais:
        O Programa é vinculado ao Governo Federal
        pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, porém não é ofertado
        durante todo o ano no município de Malhada de Pedras.
    • Programa Bolsa Família - PBF

      • Responsável: Secretaria de Assistência Social
      • Principais Metas: Atualização do cadastro único, inclusão da família com perfil no
        CadÚnico, visitas domiciliares para cadastro, reuniões sobre as
        condicionalidades do Programa e acompanhamento familiar.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: O PBF ? Programa Bolsa Família tem como
        prioridade incluir famílias em situação de baixa renda e desemprego do
        Município no CadÚnico.
      • Resultados: RESULTADOS: Promover a superação das situações de vulnerabilidade social
        das famílias que vivem abaixo da linha de pobreza.
      • Informações adicionais:
        O Programa está localizado no anexo do
        CRAS e faz atendimento todos os dias da semana, com agendamento
        programado e demanda espontânea.
    • Plano Municipal de Educação

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Plano Municipal de Educação é um planejamento da municipal, realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. O PME está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE)
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Previsão e monitoramento necessários ao desenvolvimento da educação municipal.
      • Resultados: Desenvolvimento da educação municipal
      • Informações adicionais:
    • Plano de Carreira e Remuneração - Rede PCR

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Plano de Carreira e Remuneração ? PCR é criado por lei e regulamenta um conjunto de normas que regem a carreira dos profissionais de uma determinada categoria. O PCR tem como pressuposto a valorização que se expressa, entre outros fatores, em uma remuneração condigna, desenvolvimento de processos formativos e condições dignas de trabalho. Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014, ficou estabelecido, em sua meta 18, que os entes federativos devem assegurar a existência de planos de Carreira para os profissionais da educação básica e superior pública e tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Cumprimento das metas 17 e 18 do PNE e elaboração de planos de carreira que tenham como vencimento inicial o piso salarial profissional nacional, que propiciem evolução na carreira e institua remuneração média equiparada aos demais profissionais com a mesma escolaridade.
      • Resultados: Valorização dos profissionais do magistério.
    • Plano de Ações Articuladas - PAR

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.
        Elaborar um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Por meio deste Plano é possível fazer um diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa, tendo com base no Ideb dos últimos anos, visando à melhoria na qualidade da educação.
      • Resultados: A melhoria na qualidade da educação.
      • Informações adicionais:
        Sendo um compromisso fundado em 28 diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas e efetivas, compartilha competências políticas, técnicas e financeiras para a execução de programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
    • PDDE-Interativo

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O PDDE-Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar. Nesse ambiente há um planejamento participativo e seu objetivo é auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros destinados a apoiar a execução de todo ou parte do seu planejamento.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Esse ambiente informatizado (plataforma), é utilizado pelas escolas públicas, Secretarias e pelo MEC, primeiramente para o planejamento e execução e para o funcionamento do PDE Escola e depois para as ações PDDE Campo, PDDE Água e esgotamento sanitário, PDDE Sustentável e PDDE Acessível.
        Resultados: Auxílio às escolas na melhoria da qualidade da educação.
      • Resultados: Auxílio às escolas na melhoria da qualidade da educação.
      • Informações adicionais:
        Em 2012, a metodologia do PDE Escola foi disponibilizada para todas as escolas através do PDE Interativo. A partir de 2014, o sistema foi denominado PDDE INTERATIVO, para melhor identificação com os programas que transferem recursos via PDDE
    • Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: É um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municipal da Educação (PME), que estabelece a obrigatoriedade de ?Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental?.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Melhoria na prática dos professores e alunos alfabetizados ao final do ciclo de alfabetização.
      • Resultados: Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
      • Informações adicionais:
        Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.
    • Pacto Com Municípios Pela Educação

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Pacto com Municípios pela Alfabetização é uma parceria do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo desse programa é promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Garantia de formação continuada para professores que atuam nas classes de alfabetização (1º ao 3º ano) e dos direitos de aprendizagens dos alfabetizandos.

      • Resultados: Fortalecer a cultura da formação continuada, promovendo o fortalecimento da alfabetização nos municípios baianos.
      • Informações adicionais:
        O Programa Pacto pela alfabetização foi instituído em 2011, atendendo professores e alunos do primeiro ano do ciclo de alfabetização e, a partir de 2014, houve a integração do Programa Estadual com o PNAIC, visto que, as propostas dos dois programas dialogam entre si, além de favorecer o trabalho municipal através da junção dos mesmos.
    • Formação Pela Escola - FPE

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
        Contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Preparo dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
      • Resultados: Melhoria na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais.
      • Informações adicionais:
    • Benefício Eventural

      • Responsável: Secretaria de Assistência Social
      • Principais Metas: O benefício eventual é uma modalidade de provisão de proteção social básica de caráter suplementar e temporário e destina-se aos cidadãos e às famílias com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Reduzir o indicie de vulnerabilidade social.
      • Resultados: Assegurar as famílias que necessitam deste beneficio.
      • Informações adicionais:
        Na Lei Municipal nº 42/2011, no Capitulo II Art.2º - Farão jus ao auxílio ? funeral, auxílio ? alimentação e auxílio ? natalidade.
  • Projetos

    • Projeto Meio Ambiente

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Desde o início da história da humanidade, o homem interage com os elementos da natureza. No entanto, devido aos avanços tecnológicos e à tentativa de suprir algumas necessidades humanas, esta relação entre as pessoas e o meio ambiente tornou-se nociva. Nessa perspectiva, o projeto Meio Ambiente visa desenvolver, nas escolas da rede municipal de Malhada de Pedras, ações de conscientização e iniciativas de preservação do meio ambiente, tais como combate à poluição e desperdício da água, bem como, promover orientações quanto ao gerenciamento do lixo.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Mudanças quanto ao comportamento nocivo das pessoas com o meio ambiente.
      • Resultados: Conservação do meio natural.
      • Informações adicionais:
        A culminância do projeto prevê a utilização de recursos que não contrariam a proposta de preservação ambiental, a exemplo de materiais recicláveis.
    • Projeto Jogos Estudantis

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Os jogos ocupam um lugar de destaque na vida das pessoas. Seja numa competição formal ou não, o estabelecimento de regras e a tomada de decisões exigem esforço cognitivo, o que constitui uma excelente forma de exercitar o corpo e a mente. Assim, os jogos estudantis promovidos em toda a rede de ensino de Malhada de Pedras objetivam promover a interação entre os envolvidos, o respeito às regras e a aprendizagem quanto às práticas cidadãs.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Exercício da cidadania.
      • Resultados: Aumento da capacidade de concentração e convívio entre as pessoas.
      • Informações adicionais:
        O projeto é executado através de modalidades esportivas como atletismo e futsal.
    • Projeto Gincana Estudantil

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Ao contemplar as experiências de vida do aluno, o ambiente escolar deve promover o conhecimento através de atividades lúdicas considerando as influências exercidas pelas novas tecnologias e seus objetos. A relevância de tais atividades está na troca de experiências e socialização entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, promovendo assim um ambiente de respeito, interação e aprendizagem. As atividades propostas na gincana estudantil pretende viabilizar o conhecimento através da ludicidade e da socialização entre os participantes.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Respeito entre os membros da comunidade escolar e aquisição de conhecimento por meio de atividades lúdicas.
      • Resultados: Desenvolvimento da cidadania e do convívio social.
      • Informações adicionais:
        O projeto tem caráter avaliativo que considera aspectos qualitativos, possibilitando aos envolvidos demostrar as experiências e aprendizagens adquiridas fora da escola e de que forma estas podem ser incorporadas ao conhecimento formal.
    • Projeto Festa Junina

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: Com o advento de novas práticas que refletem os anseios da sociedade, algumas manifestações culturais vão perdendo espaço nas comemorações comunitárias. Uma delas é a festa junina que, praticamente desapareceu de algumas comunidades ou assumiu uma configuração que mais se assemelha a atividades folclóricas da atualidade. Diante da necessidade de fortalecer a cultura local, mediante a divulgação de uma das principais manifestações culturais nordestinas, o projeto Festa Junina foi instituído.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Valorização da cultura local.
      • Resultados: Divulgação e fortalecimento da festa junina.
      • Informações adicionais:
        A culminância do projeto conta com a participação de todas as escolas da rede, as quais se empenham para realizar um trabalho de divulgação e valorização da festa junina, enquanto manifestação cultural.
    • Projeto Família na Escola

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O Projeto Família na Escola objetiva estreitar a parceria entre a escola e a família na busca pela melhoria da vida educacional dos alunos. Considerando os diversos perfis de famílias constituídos na sociedade atual, esse projeto busca aproximar da escola os indivíduos que representam a família de cada aprendiz, sejam eles pais, mães, tios, avós, primos, dentre outros, conscientizando-os sobre a importância de participarem, de várias formas, da vida escolar dos alunos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Desenvolvimento da vida escolar dos estudantes
      • Resultados: Estudantes envolvidos com as atividades escolares, melhoria progressiva dos índices educacionais.
      • Informações adicionais:
        O Projeto Família na Escola é realizado no mês em que se comemora o dia das mães. Buscando valorizar os vários perfis de família, os projetos escolares que contemplavam apenas pais e mães foram extintos, e instituiu-se o dia da família na escola. Qualquer modelo de família.
    • Projeto Desfile Cultural

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: O dia 7 de setembro é um marco histórico no processo de independência do Brasil em relação ao domínio português. Celebrar esse dia constitui um ato de amor à pátria e, principalmente, uma forma de fortalecer a nossa cultura, a nossa língua, a nossa certeza de que somos um povo e que temos a nossa história. Desta forma, o desfile cívico de 7 de setembro contempla questões culturais e aspectos da cidadania, como forma de contribuir para a formação cidadã dos alunos e de todos os envolvidos no projeto.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Construção da cidadania e fortalecimento da cultura brasileira.
      • Resultados: Desenvolvimento da cidadania e das práticas culturais.
      • Informações adicionais:
        O projeto contempla também à iniciação musical, através da composição da fanfarra (FAMAP), na qual os componentes, alunos da rede municipal, aprendem a tocar instrumentos ou aperfeiçoam seus dons artísticos.
    • Projeto de Leitura

      • Responsável: Secretaria de Educação
      • Principais Metas: constitui uma prática fundamental no processo de desalienação ideológica, pois viabiliza o desenvolvimento da criticidade e a capacidade de tomar decisões. Nesse sentido, cabe à escola sistematizar a forma que os indivíduos têm de ler o mundo, valorizar suas experiências e incentivar o gosto pela leitura. O projeto de leitura coloca os estudantes em contato com diversos suportes textuais, os quais irão ampliar o repertório de leituras sistemáticas e viabilizar o confronto entre essas práticas e o conhecimento de mundo dos alunos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Exercício da cidadania.
      • Resultados: Aumento da capacidade leitora e inserção na cultura letrada.
      • Informações adicionais:
        O projeto é executado em duas etapas com uma culminância em cada um delas. As duas etapas contemplam os gêneros textuais, sendo que, a segunda aborda a literatura afrodescendente. Esta é uma forma de integrar o projeto de leitura com o extinto projeto da consciência negra.
  • Ações

    • REUNIÃO VISANDO À CHAMADA PÚBLICA DA AGRICULTURA FAMILIAR 2018 DO ÂMBITO MUNICIPAL

      • Responsável: Secretaria de Agricultura
      • Principais Metas: Preparar os agricultores familiares para à Chamada Publica da Agricultura Familiar 2018, apresentando a forma de trabalho, equipe, critérios, prazos e datas, e realizar um mapeamento das regiões, produtores e produtos.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: A nossa agricultura é muito o importante para o crescimento e andamento do nosso município, desta forma para valorizarmos e apoiarmos os nossos agricultores, realizarmos em reunião em parceria com a Secretaria de Educação que são os responsáveis pelo bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar ? PNAE para apresentar aos nossos agricultores os critérios do mesmo, funcionamento e como se cadastrarem para entregar seus respectivos produtos, neste mesmo dia realizou-se um diagnostico dos produtores com interesse de participarem e quais produtos pretendem estarem entregando.
      • Resultados: Apresentação aos agricultores do funcionamento e critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar ? PNAE, mapeamento dos produtores com interesse de participarem e seus respectivos produtos, e apresentação da equipe que estará buscando o melhor andamento de execução do mesmo, sendo as Secretarias de Educação, Agricultura e Saúde por meio da Vigilância Sanitária.
      • Informações adicionais:
        A reunião foi realizada por meio das Secretarias de Agricultura e Educação, com divulgação por meio das redes sociais e anuncio na radio local, onde a Secretaria de Educação ministrou toda a parte burocrática do Programa Nacional de Alimentação Escolar ? PNAE, e as Secretarias de Agricultura e Saúde por meio da Vigilância Sanitária serão os responsáveis pela fiscalização e os bons tratos no desenvolver do trabalho, ressaltando assim que os produtores que forem participar terão acompanhamento Técnico por meio da Secretaria de Agricultura.
    • REALIZAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DA FEIRA DE ANIMAIS E AGRICULTURA FAMILIAR

      • Responsável: Secretaria de Agricultura
      • Principais Metas: Apresentar aos moradores e visitantes das cidades circunvizinhas, os produtos da agricultura familiar e animais de qualidade, promovendo assim a comercialização, exposição e momento de lazer e cultura para as pessoas que estiveram presentes, bem como a melhoria do rebanho.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Nada melhor que fortalecer nossa agricultura se não valorizarmos nossos agricultores e produtores, desta forma para incentivarmos o crescimento, melhoramento genético e gerar renda local, realizarmos a 5ª edição da Feira de Animais e Agricultura Familiar, no qual nossos produtores locais e regionais estiveram presentes expondo e vendendo seus animais, com uma boa aceitação do público, que puderam encontrar animais de raça e ter um momento de lazer e entretenimento.
      • Resultados: Geração de renda com a comercialização de animais e produtos da agricultura familiar, bem como a venda de diversos produtos, tais como: motocicletas, materiais de construção, carpintaria, gênero alimentício, carro de boi, dentre outros, fortalecimento da cultura local, festejos, valorização dos produtos da agricultura familiar e do comércio local e regional.
      • Informações adicionais:
        A promoção deste evento foi por meio da Secretaria de Agricultura e Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras.
    • CURSO DE AGENTES VACINADORES DE BRUCELOSE (B19)

      • Responsável: Secretaria de Agricultura
      • Principais Metas: Metas: Capacitação de pessoas para se tornarem agentes vacinadores e multiplicadores, apresentando a importância da vacinação e consequências que pode acometer no rebanho, comunidade e município, destacando assim como deve ser o comportamento de um agente e os devidos cuidados para ser tomado no momento da vacinação.
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Melhoria na saúde sanitária do animal e pessoal, aumentando assim o numero de agentes que possam atender maiores números de produtores, possibilitando que não percam a campanha de vacinação e tenham maior conhecimento das consequências da mesma, que pode promover uma zoonose no município.
      • Resultados: Credenciamento de agentes devidamente capacitados e avaliados perante ADAB, produtores servidos com a quantidade de agentes, diminuindo assim o risco desta zoonose.
      • Informações adicionais:
        O curso contou com a participação de produtores rurais do Município de Guajeru e Malhada de Pedras, sendo aplicado por representantes (veterinários e agrônomo) da ADAB, acontecendo em dois dias com teorias e práticas.
    • CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL

      • Responsável: Secretaria de Agricultura
      • Principais Metas: Regularização das áreas através do Cadastro Ambiental Rural
      • Indicadores de Impactos e Resultados: Por meio do Governo do Estado a Empresa Saltus realizou 1.475 cadastros, atendendo os proprietários na sede da Secretaria de Agricultura, onde o atendimento foi dividido por localidades, no qual o proprietário informava sua área, as localizavam e apresentavam seus respectivos documentos, onde a partir do mesmo eram definidas suas áreas reais de abrangência.
      • Resultados: Atendimento aos proprietários com o Cadastramento Ambiental Rural por meio da Empresa Saltus, sendo realizados 1.475 CAR, no qual abrangemos aos proprietários que buscavam este recurso, regularizando assim suas propriedades, ficando legalizados com suas áreas e aptos para participar dos programas de créditos, aposentadoria e dentre outros.
      • Informações adicionais:
        A Empresa Saltus realizou seu atendimento no município no período de 20 dias, na sede da Secretaria da Agricultura, onde este trabalho abrangeu todas as localidades do município e proprietários que buscaram esta demanda, tornando possível a legalidades das áreas sem pagar pelo trabalho realizado.


Última atualização: 20/02/2019 12:25